quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

A HISTÓRIA DO BERIMBAU:

O "BERIMBAU" É UM INSTRUMENTO DE PERCUSSÃO DE ORIGEM AFRICANA, É UM INSTRUMENTO USADO TRADICIONALMENTE NA CAPOEIRA PARA MARCAR O RITMO DA LUTA, AQUI NO BRASIL ELE TAMBÉM É CONHECIDO POR VARIOS OUTROS NOMES COMO: RUCUNGO, URUCURGO, ORUCUNGO, ORICUNGO, URICUNGO, RUCUNGO, RICUNGO, BERIMBAU DE BARRIGA, GOBO, MARIMBAU, BUCUMBUMBA, BUCUMBUNGA, GUNGA, MACUNGO, MATUNGO, MUTUNGO, ARICONGO, ARCO MUSICAL E RUCUMBO. NO SUL DE MOÇAMBIQUE, ESTE INSTRUMENTO TRADICIONAL TEM O NOME DE XITENDE. EM ANGOLA CHAMADO HUNGU OU M'BOLUMBUMBA. O BERIMBAU ERA USADO ANTIGAMENTE POR VENDEDORES AMBULANTES PARA ATRAIR FREGUESES, NO INICIO A CAPOEIRA ERA ACOMPANHADA SOMENTE POR PALMAS E TOQUES DE TAMBORES, POSTERIORMENTE FOI INTRODUZIDO O BERIMBAU, SÓ SE LIGOU À CAPOEIRA NO SÉCULO XX. "INTRODUZIDO PELOS ANGOLEIROS, O BERIMBAU SE TORNOU A GRANDE ESTRELA DA RODA DE CAPOEIRA. O BERIMBAU É CONSTITUÍDO DE UM ARCO FEITO DE UMA VARA DE MADEIRA E UM FIO DE AÇO (ARAME) PRESO NAS EXTREMIDADES DA VARA. EM UMA DAS EXTREMIDADES DO ARCO É FIXADA UMA CABAÇA, QUE FUNCIONA COM CAIXA DE RESSONÂNCIA. O TOCADOR DE BERIMBAU UTILIZA UMA PEDRA OU MOEDA (DOBRÃO), A VARETA E O CAXIXI PARA PRODUZIR OS SONS DO BERIMBAU.


6 comentários:

Denise Guerra disse...

Oi Rivaldo, parabéns pelo seu blog e suas atividades na Casa Grande. Adorei saber a história do berimbau que vc contou e vou usá-la junto com outras histórias de instrumentos com cabaça num dos meus blogs. Te convido para conhecer meus dois blogs: http://afrocorporeidade.blogspot.com (sobre cultura africana) e o http://ecosdaculturapopular.blogspot.com (sobre cultura popular) este último está com uma postagem sobre uma lenda sobre a história da música, acho que vc vai gostar. Um Abraço! Denise Guerra Profª de Educação Física e Musicoterapeuta.

Joaquina Paulo disse...

Tudo bem Rivaldo?Estou adorando esta matéria sobre O Berinbau. Vamos ,eu e meus colegas participar de um Projeto Biotemas na Educação Básica.Escolhemos"A Capoeira"Então estou pesquisando. Deixo os parabéns para você, com o seu grande talento, mesmo sendo tão jóvem.dê uma pasada pelo meu blog.TEATRO NA NET.http://joaquinapaulo.blogspot.com/

Joaquina Paulo disse...

Tudo bem Rivaldo?Estou adorando esta matéria sobre O Berinbau. Vamos ,eu e meus colegas participar de um Projeto Biotemas na Educação Básica.Escolhemos"A Capoeira"Então estou pesquisando. Deixo os parabéns para você, com o seu grande talento, mesmo sendo tão jóvem.dê uma pasada pelo meu blog.TEATRO NA NET.http://joaquinapaulo.blogspot.com/

Rapazideal disse...

Olá Rivaldo, meu nome é Guilherme sou capoeirista eu gostei dessa sua matéria sobre berimbau mas não tenho certeza se o berimbau so foi introduzido na capoeira no séc XX ao da história em geral se ouve falar do berimbau e os capoeira primitivos quando faziam rodas em ruas ja utilizavam o berimbau portanto o berimbau praticamente cresceu junto com a capoeira. Espero que não entenda mal essa critica se quiser fazer contato pode me mandar um e-mail sant_br@hotmail.com
abraço

Vagner Silva disse...

Rivaldo vc mi ajudou pra caramba mano valeu XD

Vagner Silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Na Casa Grande FM eu produzi:

Na rádio Casa Grande FM eu produzi o programa Estação da Música, que é um programa de bloco, ou seja, toca todos os estilos musicais da rádio, então é bem fácil da gente agradar todos os públicos. Eu iniciei o programa escolhendo as música, abertura, primeira seqüência, etc. No decorrer do programa eu ia conferindo as músicas, os artistas e procurando falar um pouco deles. E uma das coisas que eu mais gosto é quando a gente recebe varias ligações. Então se você estiver em Nova Olinda ou passando, escute o Estação da Música de 09:00 hs as 11:00 hs.